WebGl e a Disciplina de Computação gráfica:
Dentro do contexto das novas tendências, tentaremos apresentar formas de trabalhos com o WebGL dentro da disciplina de Computação gráfica do Cefet-MG. Fiz uma adpatação de tutoriais Learning WebGL e plageando um material de um colega professor da USP com adaptações.
O que é?
Falando em termos mais técnicos, o WebGL é baseado no elemento Canvas do HTML5, atuando em conjunto com funções OpenGL ES 2.0 através de comando JavaScript que será utilizado em navegadores (ou qualquer plataforma que possua suporte à gráficos OpenGL ou OpenGL ES) para exibir imagens 3D
O que posso fazer com WebGL?
Você pode transformar sua página Web em um verdadeiro ambiente virtual tridimensional. Utilizando outras tecnologias, você pode criar ambientes colaborativos, cidades, simulações, jogos, entre outras coisas.
Aqui vamos mostrar como configurar os navegadores para poder executar conteúdo WebGL. Antes de seguir os passos seguintes, tente acessar http://get.webgl.org/ com as configurações padrões. Você deverá ver um cubo girando. Caso não consiga, veja como mudar a configuração para poder vê-lo.
Chrome
Existem várias aplicações do navegador Chrome ou Chromium. O primeiro é desenvolvido pela Google; o segundo, pela comunidade.
Se você usa *nix ou Mac OS, você pode usar o seguinte comando:
chromium-browser --enable-webgl --allow-file-access-from-files --ignore-gpu-blacklist
Subsitua chromium-browser
por google-chrome
na falta do primeiro.
Para visualizar se o navegador está acessando a GPU, vá para o endereço about:gpu
.
Se você utiliza Windows, vá para as propriedades do atalho do programa para adicionar os argumentos supracitados.
Firefox
No Firefox, você pode acessar o endereço about:config
, clicar em Serei cuidadoso, prometo
, pesquisar pelo parâmetro webgl.force-enabled
e clicar duas vezes nele. Seu valor passa a ser true e assim as animações serão executadas.
Observações Adicionais
Se você tem um notebook optimus (2 GPUs, 1 Intel de baixa potência e 1 AMD ou Nvidia), você pode instalar o bumblebee e executar optirun chromium-browser
(google-chrome se não houver o outro) ou optirun firefox
. Ubuntu, ArchLinux e derivados contém comandos para instalar automaticamente os drivers das placas de vídeo, e consequentemente eles instalarão o bumblebee.