Treinando Caminho Certo com VR

Introdução

O SENAI vem apoiado as indústrias da região do Vale do Aço em diversas demandas de treinamentos e avaliações, de maneira a garantir a qualificação profissional com a qualidade assegurada SENAI e atendimento à todos os requisitos de segurança em atividades em área industrial.

Nessa parceria com a indústria, somo solicitados também em auxiliar quando situações de acidentes e incidentes ocorrem em área industrial, de maneira a visualizar possibilidades de atuação em treinamentos e conscientização dos colabores que atuam na indústria e estão sujeitos à ocorrência destes incidentes/acidentes.

Tendo sido relatado um aumento dos níveis de incidentes/acidentes no segundo semestre de 2019 em grandes indústrias da região, o SENAI teve a oportunidade de conhecer os descritivos das situações de maneira a auxiliar na criação de um plano de ação para tratar, reduzir e eliminar estes tipos de ocorrência.

Nesta avaliação foi levantado que incidentes/acidentes de trajeto em área industrial foram as ocorrências em maior volume e mais significativas.

Desta maneira, foi proposta a criação de um treinamento informativo e de sensibilização, utilizando o tema CAMINHO SEGURO, para parte do plano de ação em apoio à redução de incidentes/acidentes em área industrial.

Ferramentas na Indústria 4.0

Considerando os desafios e oportunidades mundiais atrelados à Quarta Revolução Industrial, também denominada Indústria 4.0 como pode ser demonstrado na figura 1, às empresas devem estar preparadas para atender às necessidades do mercado por produtos mais inteligentes e customizados. Faz-se necessária a introdução de tecnologias nos processos industriais que possibilitem o monitoramento em tempo real, linhas de produção flexíveis e integradas com outras plantas industriais em nível global. Assim, os profissionais destas empresas devem estar familiarizados com as tendências e tecnologias requeridas, para que possam desenvolver as suas atividades de forma alinhada às novas demandas de mercado.

Indústria 4.0 Figura 1 - Escala das revoluções industriais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entende que a chamada Indústria 4.0 é a grande oportunidade para a indústria brasileira ser mais produtiva, por meio de tecnologias digitais que vão ajudar as empresas a aprenderem e serem mais ágeis.

Considerando essas premissas o SENAI também tem buscado modernizar seus processos internos utilizando de ferramentas e metodologias da indústria 4.0 para galgar outros patamares na qualidade dos serviços de tecnologia e educação para indústria.

Ferramentas estas que tendem a exercer maior interatividade do aluno com a indústria, como materiais didáticos em realidade aumentada, visão de máquina, sensoriamento por TAG’s eletrônicas, manufatura aditiva, metodologias Maker com laboratórios abertas e diversas outras ações.

Não poderia ser diferente se tratando de segurança em área industrial, onde o fator de qualidade de treinamento, sensibilização eficaz, redução de riscos durante os treinamentos práticos, também são ações primordiais que podem utilizar de tecnologias 4.0 para alcançar níveis de maior excelência e modernização.

Objetivos

Considerando atuação saindo do modelo usual de treinamento e aplicando ferramentas da indústria 4.0, a proposta é a criação do treinamento CAMINHO SEGURO, onde ser á composto por atividades em sala em formato de palestra e atividades práticas, de maneira simulada e utilizando da ferramenta 4.0 de VR (Realidade virtual), otimizando a interatividade dos colaboradores.

A finalidade do treinamento CAMINHO SEGURO, é promover uma sensibilização referente aos riscos ao transitar em área industrial, considerando os diferentes cenários que podem ser encontrados. Para isso, a criação de um treinamento eficaz, com atividades práticas se torna essencial.

Público Alvo

Colaboradores que atuam em indústria de médio e grande, tanto na área operacional quanto de manutenção, que transitam constantemente em diferentes setores da indústria para realização das suas atividades.

Considerando como base a região do Vale do Aço, o perfil de atuação em maior volume se enquadra nas seguintes características:

  • Idade entre 20 e 50 anos;
  • Escolaridade base considerando ensino fundamental e médio, com e sem cursos profissionalizantes na área indústria (solda, mecânica, elétrica, ponte rolante, lubrificador...);
  • Gênero em sua maioria masculino;
  • Renda média de R$ 1.900,00 / mês.
  • Tempo de atuação na área industrial partindo de 1 ano à 30 anos.

Treinamento Passo a Passo

  • Palestra Inicial

    • Mini palestra de conscientização de travessias segura ema área industrial;
    • Principais causas de incidentes e acidentes de trajeto;
    • Consequências de acidentes;
    • Cuidados básicos, atenção e sinalização;
    • Percepção de risco;
    • Equipamentos de proteção.
  • Prática Simulada VR

    • Tour virtual com tomada de ação do colaborador em cenários de travessia em ambiente industrial.
  • Finalização

    • Dinâmica lúdica
    • Fechamento Feedback dos participantes.

Descrição dos Cenários Práticos

  • Travessia de linha férrea

    Para transpor uma linha férrea e chegar a entrada do galpão, o colaborador deverá se atentar a sinalização visual e sonora do cruzamento.

    Também deverá se atentar aos ressaltos do trilho, considerando que as áreas não são totalmente preparadas para passagem de pedestres.

    Também deve se atentar as pedras que são componentes do lastro e não desvia do ponto correto de passagem devido aos possíveis desníveis.

    Caso tenha algum material que possa atrapalhar a passagem do pedestre ou mesmo a passagem do trem realizar a atividade de sinalização á equipe de segurança (telefone ou rádio) para solucionar. Não poderá realizar atividade de retirada de material manualmente.

    Prevenção de quedas, torção e atropelamento.

  • Travessia de galpão

    Para entrada e saída de um galpão, considerando um galpão de manutenção central, onde seja realizadas atividades de manutenção mecânica (soldagem, lubrificação e ajuste de máquinas) será necessário transpor toda área do galpão.

    O caminho deverá ser delimitado conforme área de segurança e o uso de EPI deverão ser considerados.

    No trajeto poderá encontrar as seguintes situações aos quais deverá tomar ação:

    • Derramamento de óleo próximo a área de passagem – tomar ação de sinalização da equipe de segurança, não tomar ação de limpeza sozinho se não for de sua alçada. Neste caso ele poderá procurar outro caminho para continuar, onde será dado a ele duas opções de sequência, uma opção certa e outra errada. No caminho correto, terá apenas objetos que podem ser retirados do caminho de maneira segura e manual (exemplo: carrinho de ferramentas a ser empurrado). No caminho errado poderá conter um equipamento robusto onde ele não conseguirá retirar manualmente, porém com possibilidade de passar entre o equipamento e a parede, correndo risco de esmagamento.

    • Projeção de fagulhas de solda próxima a área de soldagem - tomar ação de sinalização da equipe de segurança, não continua por esse caminho. Neste caso ele poderá procurar outro caminho para continuar, onde será dado a ele duas opções de sequência, uma opção certa e outra errada. No caminho correto, apenas a sinalização da equipe para redirecionar a projeção de maneira correta e seguir pelo mesmo caminho. No caminho errado poderá conter um a fiação de aterramento da máquina de solda, que caso o colaborador retire com as mão poderá ocasionar choque elétrico. Passado os percursos o profissional sairá do galpão com segurança e finalizaria a atividade prática.

Considerações

Todo o treinamento poderá ser realizado de 2 à quatro horas dependendo do público. A prática simulada não poderá ser longo, considerando um tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 20 minutos para execução do procedimento total. Turma máxima de 20 pessoas considerando o uso da prática simulada e público maior considerando apenas à palestra. Considerar uso de equipamento VR com e sem fio, avaliando a situação custo x benefício. Necessário qualidade de imagem em de alta resolução, podendo ser de cenários animados.

Protótipo

Protótipo usando A-Frame click aqui para testar .

Last Updated: 2/20/2020, 9:26:47 PM