GitPages

O GitHub Pages é uma opção para quem deseja hospedar seu site ou blog estático de graça, com automação do build e deploy contínuo de graça.

Aqui vamos criar um site simples e hospedar no GitHub Pages. O importante será entender o fluxo e como o GitHub Pages funciona.

Passo a passo

Podemos criar um repositório para hospedar nosso site no GitHub Pages de duas maneiras: criando um repositório normal e adicionando uma branch gh-pages ou da maneira mais fácil que é criando um repositório com o seu nome de usuário ou o nome da sua empresa + .github.io no nome do repositório.

Por exemplo: eu possuo o usuário alessiojr no GitHub, para criar um repositório e hospedar meu site nele, basta criar este repositório com o nome alessiojr.github.io. O repositório precisa ser público para que isso funcione.

Imagem

Agora podemos baixar o repositório (git clone…), adicionar os nossos arquivos estáticos (HTML, CSS e JavaScript) e subir estes arquivos para o GitHub (git push).

Neste exemplo eu criei um index.html e subi com um texto simples para o meu repositório.

No exemplo eu coloquei o seguinte conteúdo:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="ie=edge">
    <title>Meu primeiro site no GitHub Pages</title>
</head>
<body>
    <h1>Eu sou um jovem aprendiz</h1>
</body>
</html>

Somente com essa configuração já temos um site no ar. Se entrarmos no domínio alessiojr.github.io/Curriculo vemos a versão de pé.

Imagem

Agora basta subir um tema bonito para o nosso site e pronto! Temos nosso primeiro site hospedado de graça no GitHub Pages.

Como funciona um novo deploy

Tudo o que você enviar para a branch master do seu repositório será automágicamente enviado para produção.

Imagem

Para que você não suba algo que não deseja “deployar”, crie a branch gh-pages e só faça merge nela quando tudo estiver OK. Ou você também pode criar outra branch (uma branch dev) e só fazer o merge na master quando o trabalho estiver pronto.

Imagem

Se você criar a branch gh-pages via terminal, certifique-se de criar ela como uma branch “orfã” (eu sei, esse nome é bem tosco, mas faz parte do Git), com o seguinte comando: git checkout --orphan gh-pages.

Texto Adaptado

https://woliveiras.com.br/posts/jamstack-criando-e-hospedando-seu-site-de-gra%C3%A7a-no-github-pages/

Last Updated: 3/5/2020, 3:37:18 AM