1357 - Em Braille
- ID: 1357
- IdBecrowd: 1357
- Tags: ad-hoc, geometria, strings
- Nível: 2
- Tempo Limite: 1 segundos
- Memória: 200 MB
- Categoria: Ad-Hoc
- Autor: Vinicius Santos, Brasil. Adaptado por Neilor Tonin.
Descrição
O sistema Braille, desenvolvido por Louis Braille em 1825, revolucionou a comunicação escrita para as pessoas cegas e visualmente debilitadas. Braille, um francês cego, desenvolveu uma linguagem tátil onde cada elemento é representado por uma célula com seis posições, arranjadas em três fileiras e duas colunas. Cada posição pode ser relevada ou não, permitindo 64 configurações diferentes que podem ser sentidas por dedos treinados. A figura abaixo mostra a representação Braille para os dígitos decimais (um ponto preto indica uma posição relevada).
De modo a desenvolver um novo sistema de software para ajudar professores a lidar com estudantes cegos ou visualmente debilitados, um módulo de dicionário Braille é necessário. Dada uma mensagem, composta apenas por dígitos, seu trabalho é traduzi-la para ou do Braille. Você pode ajudar?
Entrada
Cada caso de teste é descrito usando três ou cinco linhas. A primeira linha contém um inteiro D representando o número de dígitos em uma mensagem (1 ≤ D ≤ 100). A segunda linha contém uma única letra maiúscula ‘S’ ou ‘B’. Se a letra é ‘S’, a próxima linha contém uma mensagem composta de D dígitos decimais que seu programa deve traduzir para o Braille. Se a letra é ‘B’, as próxima três linhas contém uma mensagem composta de D células Braille que seu programa deve traduzir do Braille. As células Braille são separadas por espaços simples. Em cada célula Braille uma posição relevada é denotada pelo caractere ’*’ (asterisco), enquanto uma não relevada é denotada por um caractere ‘.’ (ponto).
O último caso de teste é seguido por uma linha contendo um zero.
Saída
Para cada caso de teste imprima apenas os dígitos da tradução correspondente, no mesmo formato que a entrada (veja os exemplos para maiores explicações).
Exemplos
Exemplo de Entrada
10
S
1234567890
3
B
*. *. **
.. *. ..
.. .. ..
2
S
00
0
Exemplo de Saída
*. *. ** ** *. ** ** *. .* .*
.. *. .. .* .* *. ** ** *. **
.. .. .. .. .. .. .. .. .. ..
123
.* .*
** **
.. ..